[Documentário] KFZ-1348


Quatro décadas de transformações sociais no Brasil retratadas por meio da trajetória de um Fusca comprado nos Anos 60. Este é o tema do documentário KFZ-1348, um dos quatro vencedores do primeiro Concurso Cultural Documenta Brasil, promovido pelo Ministério da Cultura.

Primeiro carro fabricado pela companhia alemã Volkswagen, o Fusca já foi o modelo mais vendido no mundo, chegando ao Brasil na Década de 50 e alcançando um sucesso jamais visto antes na história da indústria automobilística do país. As placas KFZ-1348 dão nome à película, que tem roteiro e direção de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso.

O caráter nacional da história é representando pelo percurso do 'protagonista' que sai da fábrica, em São Paulo, e se desloca para Pernambuco na Década de 70, após circular em algumas cidades O automóvel pára de funcionar em Recife e termina sua carreira num ferro-velho. As diferenças étnicas, sociais e culturais dos diversos proprietários são retratadas ao longo dos depoimentos. "O carro serve como um bem simbólico, que mostra o poder aquisitivo desses personagens. Ele vai se desvalorizando e chegando a classes menos privilegiadas", comenta Pedroso.

fonte: www.cultura.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas