Premiação internacional homenageia Luiz Antonio Marcuschi

Foto: Arquivo Pessoal

Por Karla Vidal


O linguista Luiz Antonio Marcuschi, professor aposentado do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, acaba de receber mais uma importante homenagem, desta vez de caráter internacional. The Luiz Antonio Marcuschi Travel Awards é uma bolsa de incentivo à participação na reunião anual da Conferência sobre Escrita e Comunicação Universitárias (Conference on College Composition and Communication) evento promovido pelo National Council of Teachers of English (NCTE), uma associação profissional de educadores de estudos de língua inglesa, literatura, artes e linguagens, que completa 100 anos de existência em 2011.

O prêmio em nome de Luiz Antonio Marcuschi é uma iniciativa do professor Charles Bazerman, do Departamento de Educação da Universidade da Califórnia em Santa Barbara (EUA), e consiste em duas bolsas para viagem aos Estados Unidos no valor de US $1000.00 (mil dólares), com periodicidade anual. A bolsa será concedida pela primeira vez a pesquisadores que tiverem suas propostas de apresentação de trabalhos aceitas para a edição 2012 da Conference on College Composition and Communication (CCCC).

“Tenho a honra de subsidiar uma das bolsas de viagem em nome do Professor Dr. Luiz Antonio Marcuschi. O valor do subsídio deverá permitir que as bolsas continuem sendo concedidas por prazo indeterminado. O Professor Marcuschi foi responsável pelo meu ingresso no mundo intelectual da Linguística Aplicada brasileira. Foi ele o responsável também por minha continuada relação com a UFPE. É um privilégio poder prestar-lhe esta homenagem e ao mesmo tempo familiarizar os norte-americanos com seu trabalho”, afirma Charles Bazerman.

Para participar, os interessados devem submeter uma carta de intenção que descreva a finalidade de sua participação na Conferência e justifique a necessidade de ajuda financeira. As cartas devem ser escritas com no máximo 300 palavras e enviadas para o email cccc@ncte.org até o dia 1 de junho de 2011. Ao final do processo seletivo, os pedidos aprovados serão notificados por email.

Homenagens

Luiz Antonio Marcuschi é um dos fundadores da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso e fundador do Núcleo de Estudos da Língua Falada e Escrita (NELFE/UFPE), além de ser um dos primeiros professores do Programa de Pós-graduação em Letras da UFPE.

Possui em seu currículo mais de vinte obras e quase uma centena de artigos. Entre as mais referenciadas estão Linguística de Texto: o que é e como se faz, Da Fala para a Escrita, Hipertexto e Gêneros Digitais, Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão e Análise da Conversação.

Introduziu os estudos em Linguística Textual e Análise da Conversação no país e foi um dos primeiros a se debruçar sobre questões da relação fala/escrita, dos gêneros textuais e do hipertexto.

O importante trabalho, desenvolvido há mais de 30 anos, já rendeu a Luiz Antonio Marcuschi grande reconhecimento. Em 2010 foi homenageado pelo III Colóquio da Aled/Brasil que teve como tema Discurso e práticas sociais. Um tributo a Luiz Antonio Marcuschi. Em 2009 recebeu, durante o V Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais (SIGET), a medalha Mérito Educação Dom Benedito Zorzi, conferida aos educadores e entidades públicas e privadas que se distinguiram na ação educacional propriamente dita ou através da produção escrita.

Também em 2009 foi lançada a Coleção Luiz Antônio Marcuschi, projeto idealizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE com o apoio da PROPESQ e da Editora Universitária. A Coleção é formada por box com 3 livros e um DVD. Um dos livros é a edição especial da obra Linguística de Texto: o que é e como se faz, publicado originalmente em 1983.

Serviço

The Luiz Antonio Marcuschi Travel Awards
http://www.ncte.org/cccc/awards/marcuschi

Conference on College Composition and Communication
http://www.ncte.org/cccc/conv

National Council of Teachers of English
http://www.ncte.org

University of Califórnia, Santa Barbara
http://www.ucsb.edu

Professor Charles Bazerman
http://education.ucsb.edu/bazerman/

Coleção Luiz Antonio Marcuschi
http://www.pgletras.com.br/publicacoes-colecoes-especiais.html

Comentários

Postagens mais visitadas