O que diz uma capa?

 The Silence of the Lambs (1991)
http://www.imdb.com/title/tt0102926/

Existe uma multiplicidade de gêneros possíveis que compõem um projeto gráfico promocional de um filme:  cartazes, pôsteres e uma série de outros impressos promocionais. Mas, o que queremos destacar aqui são as capas.

O processo de criação de uma capa - seja de um livro, de um filme, de um cd etc. - requer dedicação especial. Não basta lançar um texto sobre uma imagem ou coisa parecida. São necessários pesquisa aprimorada, estudo e envolvimento do criador da capa com a obra.

Há várias situações a se observar quando da elaboração de um projeto de capa. As imagens, elementos integrantes da construção do texto, além de direcionadoras do olhar, funcionam também como facilitadoras na transmissão da mensagem para o leitor. Para isso é preciso considerar a capa e o projeto gráfico como fatores constituintes desse diálogo emissor/receptor.

Uma boa capa não é simplesmente bonita, ela precisa fazer parte da obra como um todo, além de complementar e embalar bem o conteúdo. Mais do que um elemento físico de proteção, a capa precisa ser um suporte para o conceito da obra. Criada com base nesta lógica a capa certamente atenderá a outra importante função que é a de destacar o produto em relação aos demais onde quer que ele esteja exposto.

A galeria a seguir mostra exemlos de capas (e pôsteres) que conquistaram ou que ainda irão conquistar muitos leitores e espectadores.

Midnight in Paris (2011)

Rear Window (1954)

The Godfather (1972)

Away We Go (2009)

Little Miss Sunshine (2006)

American Beauty (1999)

 Sideways (2004)

Breakfast at Tiffany's (1961)

Blindness (2008)

Flash of Genius (2008)

Hard Candy (2005) 


Estômago (2007)

Comentários

Postagens mais visitadas