26 maio 2011

Ôba, deu erro!

http://chrisjennings.com/404

Parece “conversa para boi dormir”, mas ter uma boa página de Erro 404 é quase tão importante quanto o projeto gráfico ou os conteúdos do seu website inteiro.

Uma página do tipo Not Found pode ser acessada a qualquer momento durante a navegação do usuário, principalmente no cenário atual em que a maioria dos websites utilizam sistemas de gerenciamento de conteúdo (Content Management Systems) – como Wordpress ou Joomla – sistemas estes que geram mudanças automáticas nas urls, dependendo do tipo de atualização ou alteração de conteúdo.

A chegada a uma página de erro nem sempre é culpa do usuário. Assim, mesmo sendo esquecidas ou subestimadas por muitos webdesigners, as páginas de erro precisam ser encaradas como um espaço útil, e com a mesma capacidade de informação das demais páginas do website. Se bem projetada uma página de erro é capaz de transformar um visitante ocasional em visitante permanente.

E para quem pensa que uma página de erro eficaz é aquela que só reconduz o internauta à página inicial do website, segue abaixo uma galeria criativa com brilhantes exemplos do que é possível fazer para fisgar o visitante “pelo erro” ;o)

http://www.carolrivello.com/404.php

http://productplanner.com/404

http://www.apartmenthomeliving.com/404.html

http://chrisglass.com/404

http://www.milrayas.com/404
 
http://designlov.com/404.php

http://dribbble.com/404.html

http://audiko.net/404

http://impactideas.be/404

http://agens.no/404

Se o seu site ainda não tem uma página de erro personalizada, acreditamos que chegou a hora de chacoalhar as idéias e começar a criar.