29 julho 2011

Tendência: Camaleão


Tem uma tendência que não sai de pauta nunca. Quer uma fórmula garantida de sucesso? Desenvolva um produto em que o consumidor possa inserir o seu estilo nele.

Essa foi a fórmula utilizada pela empresa japonesa Pentax no projeto da Optio RS1000 Chameleon com o slogan  Dress It As You Like! (Vista como quiser!). Tradicional na fabricação de câmeras profissionais e amadoras a Pentax disponibiliza no mercado um grande número de opções da série Optio, de câmeras compactas.

Optio RS1000 Chameleon tem um visual retrô bem aos moldes das famosas Leicas e também da queridinha Olympus Pen. Essa atmosfera vintage atrelada ao produto é muito bem reproduzida em seu vídeo de divulgação.

Mas, o que chama mesmo a atenção é a série de skins que acompanha a máquina. São diferentes frentes removíveis que deixam a câmera com cara nova a cada troca. O kit básico da câmera vem com 11 destas skins e o consumidor ainda tem a opção de criar online mais versões, imprimir, e usar na sua câmera. As skins são aplicadas por trás de uma frente removível feita em acrílico, uma opção bem rápida e prática de customização.

A câmera foi lançada em outubro na Alemanha e um dos atrativos expostos pela marca foi o preço baixo, cerca de US$ 80. O produto chegou ao mercado brasileiro em maio deste ano com preço médio em torno de R$ 500. Procuramos bastante um loja com o produto disponível, mas não obtivemos sucesso. Temos uma excelente experiência com uma câmera Pentax MZ-50 que é um dos xodós aqui do escritório. Nossa ideia era adquirir uma Chameleon, mas, ao que nos parece, o produto está esgotado no Brasil.

É uma ótima opção para quem gosta de fotografar com câmeras compactas. Simples de usar, o design diferenciado é ideal para carregar consigo, adaptando o visual a diferentes tipos de situação.

Veja a seguir o vídeo de apresentação do produto:

Assistir ao vídeo no Youtube: http://youtu.be/UDk9GuUIqNY