26 outubro 2011

Por que limpar a memória cache do navegador?


Limpeza é uma tarefa da qual não dá pra fugir. Tudo nessa vida precisa de limpeza: nossa pele, nossa casa, nosso carro, nosso computador e até mesmo nossos metadados. Se limpezas periódicas não são executadas a sujeira se acumula e começam a surgir os problemas.

Um procedimento simples, mas que algumas pessoas não fazem, por falta de informação ou muitas vezes por esquecimento, é a limpeza da memória cache do navegador.

Mas o que é a memória cache?

Simplificando: a memória cache é um conjunto de dados que o seu navegador vai guardando para tornar o acesso às páginas da web mais rápido. Toda vez que você acessa uma url, ao invés de carregar todos os elementos da página novamente, o navegador vai buscar na cache o que já tem salvo a fim de acelerar o carregamento da página.

E por que gera problemas?

O acumúlo de dados, assim como o acúmulo de sujeira, pode gerar uma série de problemas para suas atividades cotidianas ao computador. A seguir, listamos alguns dos problemas mais comuns:


1. Perda de informações recentes
Quando você  não limpa a cache o navegador pode carregar uma versão do site anteriomente salva na memória. Assim, corre-se o risco de não ter acesso as atualizações mais recentes dos websites. Quando você realiza a limpeza, força o navegador a carregar as versões mais recentes das páginas da web, garantindo o acesso a todas as informações atualizadas. A limpeza também é útil para que sejam eliminados os vestígios (dados de login, senhas gravadas, cookies) e dados do histórico (páginas visitadas) do usuário.
Observação: existem formas e ferramentas utilizadas pelos desenvolvedores web que solucionam o "efeito" cache nas atualizações das página, isentando o usuário de ter que realizar sua limpeza. No entanto, as ferramentas não funcionam em todas as versões de navegadores. Em resumo, o hábito da limpeza é sempre bem-vindo.
2. Vírus
Alguns sites possuem malwares hospedados nos arquivos do servidor. Como a memória cache costuma baixar os arquivos do site e guardá-los na máquina, limpar periodicamente a cache previne você de manter em seu computador um arquivo infectado.
3. Lentidão
O acúmulo de dados pode gerar lentidão tanto no acesso à Internet quanto no desempenho da máquina.

E como limpar a memória cache?

A tecla F5 ou as combinações ctrl+F5 ou shift+F5 são atalhos padrão para limpeza da cache da maioria dos navegadores. No entanto, a utilização destes atalhos não elimina os dados do histórico de acesso às páginas.

Neste link você encontra instruções sobre como efetuar a limpeza em diferentes tipos de navegadores.

O navegador Firefox possui uma opção que, ao ser acionada pelo usuário, faz com que a cache seja limpa todas as vezes que o navegador for fechado. Facilita muito para quem esquece de executar a limpeza, mas também pode fazer com que o histórico de navegação seja excluído todas vezes que o programa for encerrado, caso se escolha essa opção.

Concluímos que cabe ao usuário definir qual metódo de limpeza é o mais adequado a sua forma de navegação. O ponto em comum é a importância do hábito de limpeza dos dados.