Para estudar fotografia: Estúdio na Prática 1 e 2


Hoje vamos indicar dois livros que consultamos bastante em nosso dia a dia de trabalho (dá pra perceber pelas marcas de uso nos exemplares): Estúdio na Prática e Estúdio na Prática 2 de autoria do fotógrafo publicitário e colaborador das revistas Fotografe Melhor e Fotografe Técnica e Prática, Newton Medeiros.

Posso afirmar que além dos livros eu também consulto muito o próprio Newton. Amigo de longa data (não menos que onze anos pelas minhas contas), ele, além de fotógrafo, é um importante incentivador da fotografia e professor bastante aplicado. Devo muito do que sei hoje aos seus conselhos. Em momentos nos quais quis desistir, lá no início da faculdade, quando ninguém acreditava na minha fotografia, foi Newton quem injetou em mim boas doses de ânimo garantindo que a fotografia é antes de tudo o bom olhar de quem a faz e que é necessário tempo para o fotógrafo amadurecer.


A sintonia entre o perfil profissional e o perfil educador fez com que, em 2008, Newton publicasse seu primeiro livro Estúdio na Prática: 70 esquemas de luz prontos para usar. O livro faz parte da série Biblioteca Fotografe, da Editora Europa, e causou rebuliço entre fotógrafos e estudantes por ser a primeira edição nacional a mostrar didaticamente esquemas de luz detalhados de cada fotografia publicada, além das ferramentas necessárias para realizar as produções e da ficha técnica de cada foto.


O sucesso foi tanto que a tiragem acabou em poucos meses. Já está em sua terceira edição, também esgotada na editora. Newton me deu um exemplar em 2009 e serei eternamente grata. A grande procura foi a mola propulsora para, em 2010, ser lançado o Estúdio na Prática 2: novos esquemas de luz prontos para usar. Essa segunda obra, como o título já anuncia, traz novos esquemas de luz detalhados nos mesmos moldes do livro anterior. Você pode adquirir o seu exemplar neste link: http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=1222&pag_id=23017


Em ambos os livros os esquemas estão separados por categorias, entre elas moda & book, produtos e culinária. Todas as imagens trazem sua ficha técnica e uma ilustração que reproduz o esquema de luz utilizado na produção. Nas duas publicações também constam glossários ilustrados com os equipamentos necessários à vida de um fotógrafo de estúdio.

Dá pra entender agora porque utilizamos intensamente os dois livros, não é? A boa notícia é que Newton está preparando o seu  terceiro livro. No Facebook ele posta informações de como está sendo a produção do mesmo. É super legal de acompanhar!






Acesse o website do Estúdio Fotográfico Newton Medeiros e tenha acesso aos trabalhos e informações sobre os cursos ministrados pelo Newton: http://www.newtonmedeiros.com.br/

*Todas as imagens da postagem são de minha autoria

Comentários

Postagens mais visitadas