15 agosto 2012

Grandes especialistas em Tecnologia, Internet e Educação no 4º Simpósio Hipertexto



por Clécio Vidal e Karla Vidal

Considerada uma das maiores especialistas em Semiótica do Brasil, Lúcia Santaella é também reconhecida por sua habilidade em prever os efeitos futuros das tecnologias da informação e da comunicação. Na década de 1990, a professora da Universidade de São Paulo (USP) detectou, em seus estudos sobre a era pós-fotográfica, os primeiros indícios do fenômeno hoje conhecido como “Internet nas nuvens”, em referência a plataformas onde imagens, sons e palavras tornam-se pura informação virtual, à disposição de usuários, abrindo mão de recursos midiáticos de gravação.

Atualmente, Santaella investiga a interatividade entre o cérebro e as máquinas. Além disso, pesquisa a interface complexa da Biologia com a simulação computacional, além dos fundamentos bio-cognitivos da comunicação humana. A pesquisadora estará apresentando os resultados de suas pesquisas em conferência durante o 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, que será realizado entre 13 e 15 de novembro no Centro de Convenções da UFPE.

Outra presença confirmada no Simpósio Hipertexto é João Mattar. Especialista em tecnologias educacionais e educação a distância, é considerado um dos maiores agitadores culturais de redes sociais no País, além de manter o blog De Mattar em que discute o uso de tecnologias na educação e, particularmente, na EaD. 

Mattar mobiliza professores e estudantes do Brasil inteiro, prestando consultoria diária para o desenvolvimento individual e coletivo de estratégias de aproveitamento do potencial educativo de redes como o YouTube, Twitter e Facebook, além do potencial educativo de games. Recentemente, mobilizou estudantes para participar de um mutirão de correção ortográfica de textos da Wikipedia.


Realidade aumentada (AR) e aplicação de interface holográfica (holoface) na leitura de livros tridimensionais  


Uma das fronteiras que mais vem sendo ampliada no estudo da interação entre ser humano e computador é o estudo da chamada realidade misturada ou, mais precisamente, da sobreposição entre ambientes reais e ambientes virtuais tridimensionais. Quando predomina a presença do ambiente virtual, fala-se em virtualidade aumentada. Do contrário, fala-se em realidade aumentada (Augmented Reality ou AR).

Romero Tori, um dos maiores especialistas brasileiros em realidade misturada e nos desafios que ela traz para designers, engenheiros e outros estudiosos da interatividade, também vai estar presente na quarta edição do Simpósio Hipertexto.

Entre os projetos de pesquisa desenvolvidos por Tori está o enriquecimento de teleconferências por meio da aplicação da realidade aumentada, inserindo os participantes da teleconferência em ambientes tridimensionais, em tempo real. Seu projeto mais recente está relacionado à investigação do potencial interativo de displays holográficos. “Esta pesquisa propõe um novo conceito de interface – a holoface – baseada na interação com imagens holográficas, com o objetivo de possibilitar inovações no design de interações tridimensionais de manipulação direta”, explica o pesquisador.

INSCRIÇÕES - Os interessados podem participar do evento na categoria Ouvinte. A inscrição nesta modalidade permite o acesso a todas as atividades do evento, certificação e outros benefícios.

É uma oportunidade de ficar por dentro das novas tendências do debate científico sobre as tecnologias educacionais e o papel decisivo que elas têm exercido na construção do conhecimento. Será conferida certificação com carga geral de 24 horas de atividades. Ainda há possibilidade de inscrição individual em oficina e inscrições promocionais para grupos.

As inscrições são online e devem ser feitas através do formulário disponível no site http://www.hipertexto2012.com.br. Participe!

Para curtir:  https://www.facebook.com/hipertexto2012.ufpe
Para seguir: https://twitter.com/hipertexto2012