Alunos de Literatura produzem obra que começou como e-book e virou b-book



Conheça um livro com múltiplas personalidades: fruto não de um problema, mas de uma solução mental. Versão βeta Literatura: crítica, teoria e tradução começou como e-book e agora é b-blog (book-blog): com textos abertos a intervenção e comentário dos internautas. 


Por Cláudio Eufrausino


Os livros também podem ter múltiplas personalidades. É o caso de Versão βeta Literatura.Composta por ensaios nas áreas de crítica, teoria e tradução, a obra nasceu como um e-book lançado no primeiro semestre de 2013, coletando textos de alunos da graduação, mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ao completar seis meses de vida, o livro agora muda de personalidade e se torna uma obra aberta, no formato b-blog (book-blog), dando opção aos internautas de intervirem com comentários. É possível sugerir referências bibliográficas, criticar as já existentes e propor que textos sejam reescritos ou substituídos.
Numa etapa futura, os textos, com as respectivas avaliações do público, serão devolvidos aos autores, que poderão aprimorar seus ensaios. Aí, será lançada a Versão αlfa, que trará um excerto com as melhores avaliações realizadas pelos leitores e, possivelmente, será publicado também em formato impresso. A ideia é que o leitor comum experimente como é ser um parecerista, independentemente de pertencer ao mundo acadêmico.

Dá pra dizer que o Versão βeta contraria a formatação dada ao pensamento pela cultura do livro impresso que, assim como fez com as peças de tipografia, separou em caixinhas leitor, autor, texto e comentário. A ideia é que este e-book coloque em suspensão estas fronteiras. Nesta perspectiva, não se privilegia a obra aberta em detrimento da fechada. O que se espera é poder oscilar sem medo entre os dois territórios, usufruindo os benefícios que tanto o fechamento quanto a abertura de uma obra podem oferecer.

Onde acessar o book-blog: http://betaversao.wordpress.com/ 
Onde é possível fazer o download do e-book: http://www.pgletras.com.br/publicacoes-colecao-letras-edicoes-eletronicas.htm



Comentários

Postagens mais visitadas