25 setembro 2014

Ao pé da Letra: a revista multiplataforma da graduação em Letras

Ao pé da Letra: uma revista multiplataforma. Foto: +Karla Vidal 

Participamos ontem do lançamento do volume Especial Francofonia da Revista Ao Pé da Letra. O evento aconteceu no auditório André Malraux, na sede da Aliança Francesa do Recife no bairro do Derby, região central da cidade. Na ocasião estiveram presentes autores, editores e representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Consulado Geral da França em Recife, da Associação dos professores de francês de Pernambuco (Apfpe) e da Aliança Francesa.

Sob a coordenação editorial da professora Joice Armani Galli (Letras/UFPE), o volume Especial Francofonia de Ao pé da Letra é bilíngue e apresenta 8 trabalhos escritos em francês e em português, totalizando 16 textos que apresentam os resultados de pesquisas e suas respectivas análises, todas relacionadas à língua francesa.

Detalhe da capa da edição impressa do volume Especial Francofonia de Ao pé da Letra. Foto: +Karla Vidal 

Ao pé da Letra vinculada ao Departamento de Letras da UFPE é um revista especialmente voltada para os estudantes da graduação em Letras do país. Do processo editorial participam ativamente alunos da graduação em Letras da UFPE orientados pelas professoras Medianeira Souza e Joice Armani Galli. Criada em 1999 pela professora Angela Paiva Dionisio, Ao pé da Letra possui 26 edições publicadas, todas disponíveis para acesso gratuito, leitura e download, no site: http://revistaaopedaletra.net.

Inicialmente impressa, em 2007 a revista ganhou um novo projeto gráfico e passou a ser disponibilizada também em versão eletrônica, quando foi lançado seu ambiente web e recebeu número de ISSN específico para essa modalidade de publicação. Com o lançamento do site, as primeiras edições publicadas em formato impresso também passaram a ser disponibilizadas online. Todo esse processo contou com o apoio do professor Charles Bazerman da University of California, em Santa Barbara (USA).

Depois do lançamento do projeto gráfico desenvolvido em 2007 pela Pipa Comunicação, Ao pé da Letra já lançou 14 edições. Temos muito orgulho da parceria estabelecida ao longo desses 7 anos de trabalho ininterrupto que culminou na edição Especial Francofonia que contou com o apoio do Consulado Geral da França em Recife para produção também de uma tiragem impressa, a primeira desde o lançamento da versão digital.

Detalhe do Sumário bilíngue da edição impressa do volume Especial Francofonia de Ao pé da Letra. Foto: +Karla Vidal 

Ao pé da Letra costumava publicar tiragens impressas de até 300 exemplares. A mudança para o digital proporcionou um aumento de aproximadamente 700% no alcance da revista. Há volumes online que apresentam mais de 5 mil acessos e quase mil leituras completas, realidade contabilizada apenas para as edições em formato flipbook na rede Issuu, não levando em consideração os acessos feitos diretamente aos pdfs disponíveis no site. É um avanço extremamente relevante que amplia muito tanto o acesso à leitura quanto à participação como autores dos estudantes na revista. Tudo graças à disponibilização gratuita na web.

Acessos da versão flipbook da revista Ao pé da Letra. Mais de 36 mil acessos e quase 5 mil leituras em 7 anos de publicação na rede Issuu.
Já o website da revista, de janeiro até agora, contabilizou mais de 7 mil visitantes únicos e quase 50 mil exibições de página.

Iniciativas como essa precisam ser constantemente apoiadas e estimuladas. Acesse, leia e compartilhe Ao pé da Letra! Vamos juntos ampliar ainda mais o alcance de tão belo trabalho desenvolvido por aqueles que hoje são alunos, mas amanhã serão professores comprometidos com uma educação mais livre e acessível para todos.

A seguir mais imagens do lançamento: