Da janela do meu, do seu, do nosso ônibus!

Foto de Isabela Faria: https://instagram.com/p/0J1eupBznh/

Eu sou bem suspeita pra falar sobre um projeto que envolve fotografia, rua e ônibus porque foi justamente esse combo que me fez produzir o ensaio Anônimos, Famosos e Viajantes que acabou virando esse livro aqui.

Qual não foi a minha felicidade quando conheci um projeto que não só lançava mão desse combo, como proporcionava também a participação de pessoas de todo o mundo. Esse é o projeto Da Janela do Meu Ônibus liderado por Isabela Faria, uma recifense com coração e olhar cheios de sensibilidade e uma vontade danada de revelar esse sentimento para as pessoas.

Isabela iniciou há um ano uma conta no Instagram onde publica imagens, em sua maioria feitas com celular, de dentro dos ônibus. A ideia é utilizar a janela do veículo para emoldurar cenas e paisagens do cotidiano das cidades.

Foto 1 de Matheus de Abreu, @cadeomatheus. Foto 2 de W. Filipe, @wfilipeandrade. Foto 3 de Maurício Bazílio, @mbazilio.

Com o passar do tempo Isabela começou a receber contribuições de passageiros de outras cidades através da hashtag #Dajaneladomeuonibus. Em menos de um ano a hashtag já agrupa milhares de contribuições fotográficas de  vários continentes. Ao fazer a busca no Instagram os internautas terão acesso a cenas capturadas tanto sob a luz do dia como à noite. Registros feitos sob sol ou chuva. Olhares de experientes profissionais da fotografia e de jovens aprendizes.

O projeto é verdadeiro acervo digital da fotografia de rua contemporânea que tem estimulado a participação de passageiros do mundo todo, além de se desdobrar em novas ações como exposições e oficinas. Atualmente o Da Janela do Meu Ônibus está com imagens expostas no posto do VEM (Vale Eletrônico Metropolitano), na rua da Soledade, em Recife. É nesse posto onde grande parte dos passageiros realiza a recarga dos cartões do sistema de bilhetagem eletrônica dos ônibus da cidade.

Mesmo já tendo visitado a exposição no VEM, só tive a oportunidade de conhecer a Isabela hoje, 6 de agosto de 2015. Num encontro descontraído em sua charmosa casa no bairro das Graças, conversamos um pouco sobre o diálogo entre nossos projetos. Foi nesse encontro que Isabela me convidou para a comemoração de um ano do Da Janela do Meu Ônibus que acontece na próxima terça-feira, 11 de agosto, na  Praça da Independência, no centrão do Recife. Parte de nossa conversa será exibida em vídeo durante o evento.

Na ocasião o músico Tiago Cavendish, que se apresenta nos ônibus tocando flauta, vai mostrar seu trabalho, dessa vez fora dos coletivos. A festa também vai ter apresentação de vídeos e documentários, poesias, DJs e o famoso Som na Rural de Roger de Renor.



Eu vou! E desde já agradeço muito a Isabela pelo convite e pelo nosso encontro. Também a parabenizo pela inciativa sensacional de estímulo à fotografia. Essa imagem acima é a minha segunda contribuição para o projeto.


Mais detalhes sobre o evento você acessa aqui: https://www.facebook.com/dajaneladomeuonibus


Comentários

Postagens mais visitadas