Pesquisadores do Piauí analisam pronunciamentos do Papa Francisco em livro sobre Análise do Discurso

Foto: +Karla Vidal.

Como o discurso do Papa Francisco revela um novo posicionamento da Igreja Católica frente à perda
de fiéis é um dos assuntos abordados na coletânea 'Discurso, memória e inclusão social' organizada pelos pesquisadores João Benvindo de Moura, José Ribamar Lopes Batista Júnior e Maraisa Lopes, todos vinculados à Universidade Federal do Piauí (UFPI). A obra será lançada às 19h do próximo dia 17 dezembro, na Livraria Anchieta em Teresina, no Piauí.

O capítulo em questão, escrito pelos autores João Benvindo de Moura (UFPI) e Virna Pereira Teixeira (UFPI), discute a dinâmica persuasiva dos discursos do Papa considerando fatores como os recursos argumentativos de reciprocidade, transitividade e comparação. Para os pesquisadores o líder mundial da Igreja Católica mescla discursos com a intenção de sobrelevar o papel da Igreja Católica ajudando-a a reconquistar adeptos.

Além do discurso do pontífice, a obra também traz para a pauta análises sobre outros discursos como no capítulo do pesquisador José Magno de Sousa Vieira (UFPI) que aborda a duplicidade discursiva na canção 'Como Nossos Pais', de Belchior.

Já o capítulo escrito pelas pesquisadoras Vanessa Raquel Soares Borges (UFPI) e Maraisa Lopes (UFPI), apresenta ao leitor como as imagens, as cores e a tipografia também são capazes de produzir sentidos. Para isso as autoras analisaram o sujeito “profissional do sexo” em dois outdoors com propaganda de casas noturnas veiculadas nas ruas da cidade de Teresina, no Piauí.

Os autores Denise Tamaê Borges Sato (Governo do Estado de Goiás) e José Ribamar Lopes Batista Júnior (UFPI/LPT) analisaram o discurso dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), no que diz respeito ao processo de inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares. Juntos os pesquisadores identificaram três tipos diferentes de discurso que apontam para a necessidade de formação de professores em relação à Educação Especial.


'Discurso, memória e inclusão social' traz 14 capítulos distribuídos em 304 páginas. Lançada pelo selo editorial Pipa Comunicação o livro é uma iniciativa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD), vinculado à Universidade Federal do Piauí, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

A edição digital do livro está disponível para aquisição na Livraria online da Pipa Comunicação. Pelo valor de R$ 9,90 é possível adquirir a obra, de qualquer lugar do país, em três formatos: PDF, ePUB e Mobi. Os interessados na edição impressa podem solicitar através do e-mail: nepadufpi@gmail.com.

Serviço


Lançamento do livro 'Discurso, memória e inclusão social'
Quando? 17 de dezembro, às 19h
Onde? Livraria Anchieta, Teresina/PI
Aquisição edição eBook: http://www.pipacomunica.com.br/livrariadapipa/produto/discurso-memoria-e-inclusao-social/
Aquisição edição impressa: nepadufpi@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas