Quadrinho box feito totalmente de papel

Fotos de +Karla Vidal  e vídeo de +Augusto Noronha 

A internet é um mundo maravilhoso, Wonderland mesmo! Alice hoje em dia piraria com tantas "maravilhosidades". Por mais que existam brigas e conteúdo fake, se você souber por onde navegar, sua vida certamente vai ser transformada com o que você pode conhecer e aprender na web. E essa ladainha eu não me canso de rezar porque é necessário que todo mundo atente pra isso e dedique uns minutinhos de navegação para conteúdos que podem e vão transformar suas vidas.

Eu mesma queria viver conhecendo o mundo todo por aí. Até pouco tempo atrás era preciso ser milionário, órfão e solteiro para cair no mundo sem dó nem piedade. Hoje a gente faz isso com uma conta de internet banda larga e um celular. Vai custar só alguns cliques para você aprender os níveis básicos de uma língua e mais alguns outros cliques para, literalmente, viajar pela rede.

Faço isso todos os dias. Nos períodos em que as pessoas andam só brigando nas redes sociais eu intensifico minhas viagens na rede. Foi numa dessas que eu "desci numa estação" pertinho do blog da alemã +Anastasia Baron que cria projetos absurdamente fantásticos só com papel. Obviamente não entendo muito da língua, mas dá pra desenrolar tendo conhecimento de francês e inglês como é o meu caso. Mas, não se assuste! É nesses momentos de contato com uma língua muito diferente que você descobre os poderes mágicos do Google Tradutor.

E se você não tem um espírito muito explorador, não tem problema! Decidi traduzir um dos projetos aqui no Blog da Pipa porque sei que vai ajudar muita gente que tá com a grana curta nesse Natal, mas deseja dar uma lembrancinha aos amigos. O projeto da Anastasia é tão simples que abre um leque de possibilidades de criação infinito. Segura na minha mão e vem fazer junto comigo!

Quadrinho tipo box 100% de papel


Você vai precisar de:

  • Papel A4 colorido (qualquer gramatura funciona, mas quanto maior a gramatura melhor)
  • Impressora carregada
  • Gabarito do projeto da +Anastasia Baron disponível aqui.
  • Régua para fazer o vinco no papel
  • Imagem criativa no formato 7,2cm x 9,7cm


Depois de separar os "ingredientes" o modo de preparo é muito simples: imprimir, recortar e dobrar. Fotografei os passos da minha adaptação para mostrar, mas as imagens do blog da Anastasia já são suficientes para entender.


Passo 1: a arte

Artes e foto dos quadrinhos by +Karla Vidal 

Pense numa arte bem linda e projete. Tem que caber numa área de 7,2cm x 9,7cm. Se for projetar um desenho ou um texto, sugiro que sua arte não ultrapasse o tamanho de 6,5cm x 9cm para ter margem e ficar bem disposta na moldura. Depois disso imprima em qualquer papel e recorte. 

Passo 2: a moldura

 

Escolha uma folha A4 na cor que desejar. Faça o download do gabarito da moldura box e imprima na folha colorida.


Vai ser preciso recortar as sobras do projeto.

Em seguida comece a dobrar os retângulos menores das extremidades de acordo com as linhas marcadas no projeto. Use uma régua para fazer o vinco e a dobra permanecer marcada.

Depois é só posicionar as dobras como se estivesse montando uma caixa. Encaixe as laterais retas dentro do espaço que se forma no topo e na parte inferior com corte diagonal e fim. Tá pronto o seu quadrinho. Para deixar isso mais claro fiz um vídeo. Aperta o play pra ver!


Dá pra fazer com textos legais como as ideias da Anastasia, com fotos, desenhos, ilustrações, obras de arte, calendários de bolso... Para uma moldura estampada é só usar papéis para scrapbook. As possibilidades são infinitas. Use a sua criatividade, embale e dê de presente para quem você quiser, incluindo você mesmo! ;)

Se gostou, compartilha!


Comentários

Postagens mais visitadas