3 ferramentas para entender o Novo Acordo Ortográfico


2016 parecia tão, tão distante, né? Mas, ele chegou! E com ele a vigência obrigatória do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Isso mesmo! Sem mais adiamentos! Desde o dia 1º de janeiro de 2016 toda a produção de texto precisa seguir as regras do Novo Acordo e a orientação é que a produção anterior, quando possível, também seja atualizada.

O Novo Acordo já é pauta de discussões, e muita polêmica, desde 2009. Naquela época o governo brasileiro definiu a implementação para 2013. Só que houve muito rebuliço e a medida foi adiada para 2016. A justificativa foi dar prazo maior para a adaptação da população. Com isso muita gente relaxou e deixou essa preocupação pra depois. Foi pensando nisso que a gente selecionou 3 ferramentas online que vão ajudar aqueles que ainda não dominam todas as regras do Novo Acordo. Preparados? É só adicionar aos favoritos ou instalar no seu dispositivo.

Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) 


 Uma busca simples disponível no site da Academia Brasileira de Letras (ABL) que apresenta a correta grafia de 381.000 verbetes da Língua Portuguesa. Muito útil para consultas rápidas em que não é necessário, de imediato, o entendimento da regra. Há versão para acesso via desktop e aplicativos para iOS e Android.

Link: http://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario 
Link do app na Store da Apple: http:/goo.gl/dRR7Kx
Link do app no Google Play: http:/goo.gl/zU2nGU


Reforma Ortográfica - UOL Educação


O portal UOL Educação reuniu um bom conteúdo para quem quer entender as regras do Novo Acordo. Em uma tabela simples estão dispostas as principais mudanças e você ainda pode baixar a íntegra do Acordo, testar seu conhecimentos em um quizz ou assistir a dicas em vídeo. Uso muito para checar o uso do hífen, que é o assunto mais extenso e por isso o que mais esqueço.

Link: http://educacao.uol.com.br/portugues/reforma-ortografica/2009/01/30/hifen-prefixos.jhtm


App Michaelis Nova Ortografia


O aplicativo Michaelis é gratuito, simples e traz informações sobre mudanças no alfabeto, trema, regras de acentuação e uso do hífen. Foi elaborado com base no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), é fácil de navegar e tem informações suficientes para o uso diário das regras. Não requer login e é possível acessar mesmo estando offline.

Link do app no Google Play: https://goo.gl/N1tgzj 
Link do app na Store da Apple: https://goo.gl/PGXa4z


Comentários

Postagens mais visitadas