O ProfLab está na final do Prêmio ARede Educa

Karla Vidal e Augusto Noronha, dois dos idealizadores do ProfLab.

Conheci o trabalho do grupo ARede através da revista de mesmo nome. Só depois de algum tempo percebi que se tratava de uma organização da sociedade civil de interesse público, simplificando, uma Oscip. A revista ARede era uma baita publicação repleta de textos entre reportagens e entrevistas sobre tecnologias para a educação. A melhor parte é que a publicação estava disponível na íntegra na web de forma gratuita. Não havia como não ler. Foi nessa revista que tive contato pela primeira vez com inúmeras questões relacionadas à aplicação de tecnologias nas práticas educativas.

Daí a revista virou o portal ARede Educa que, na minha humilde opinião, é um dos melhore canais sobre práticas inovadoras na educação que temos online atualmente. Assinei a newsletter e comecei a seguir o trabalho do grupo nas redes. O portal tornou-se uma das principais fontes de conteúdo que consulto e compartilho, além de ser importante divulgador das iniciativas com as quais trabalhamos como, por exemplo, a Série Professor Criativo. São esses elementos que me fazem considerar o ambiente online uma iniciativa viva que recebe e analisa os relatos dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em todo o país ajudando a dar visibilidade para os projetos.

Ao receber a informação sobre o Prêmio ARedeEduca 2016 logo pensei que, assim como o portal, aquele poderia ser um importante espaço para apresentar o trabalho que vem sendo feito com o ProfLab, nosso programa de formações criativas para professores. Preparamos a documentação solicitada pelo edital e enviamos mesmo sabendo que um projeto independente e com menos de um ano de atividade talvez não tivesse condições de concorrer com iniciativas financiadas ou com mais tempo de estrada que nós. Hesitei, mas não desisti. Apostei na força de um projeto que mesmo com pouco tempo na rua já formou mais de 100 professores que toparam participar de forma espontânea, alguns até mesmo vindos de outras cidades e estados.

Minha aposta estava certa! Foi com muita alegria que na última semana recebemos a notícia de que o ProfLab era um dos cinco finalistas da categoria formação de professores na modalidade Sociedade Civil do Prêmio ARede Educa. Estávamos lá, a única iniciativa nordestina nessa modalidade, ao lado de outros quatro grandes projetos organizados por instituições nacionalmente reconhecidas como a Escola Mupi da Mupi; Educonexão do Instituto Embratel Claro; Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna; e Teca: instrumento para despertar o sabor pelo conhecimento do Instituto Educadores sem Fronteiras.


É tanto projeto bom que a gente só tem como ficar feliz com o fato de estar entre eles. O sentimento é como o de uma criança que chega de férias na casa dos tios que admira: uma festa. Que vitória! Que tempo bom!

Os três vencedores de cada categoria serão anunciados em outubro. Independente do resultado nós já estamos saltitantes a comemorar porque não é todo dia que o seu projeto é escolhido entre 220 outros. Agora temos cada vez mais a certeza de que estamos trilhando o caminho certo. A vitória já chegou. Somos todos primeiros lugares quando o assunto é transformar a educação. Nossos mais sinceros agradecimentos ao grupo ARede pela iniciativa de premiar propostas em educação e à comissão julgadora por ter nos dito que o ProfLab é importante e que o impacto social com que tanto sonhamos está acontecendo de verdade.

Lembrando que o ProfLab é um programa independente de formações criativas para professores e profissionais ligados à educação. O objetivo é capacitar para transformar as práticas pedagógicas, aplicando design, tecnologia e criatividade numa experiência de aprendizagem inovadora também para o professor. São 4 encontros ministrados por educadores desbravadores que promovem a ação junto à Pipa Comunicação e à ABA Global Education.

Confira a lista completa dos finalistas de cada categoria do Prêmio no portal ARede Educa:  http://www.arede.inf.br/premio2016
 

Comentários

Postagens mais visitadas