A experiência Amplifica

Equipe #AmplificaRecife ao final do evento. Foto vinda do álbum de +Marcio Motta no Google Photos.

Não é segredo para ninguém que nosso principal (e modesto) objetivo de vida é transformar a educação. Mas, não se trata de dar uma sapecada de cal na coisa para ela ficar parecendo nova, trata-se na verdade de uma revolução completa. E a gente entende que esse tipo de mudança requer tempo, conexões e muito empenho. Às vezes é até preciso "voltar algumas casas no tabuleiro" para que essa transformação avance.

Foi assim que, graças aos parceiros da Sala.org.br, conhecemos a iniciativa ((((Amplifica)))), um excelente projeto de imersão em tecnologias liderado pelas educadoras e Google Innovators Carla Arena e Samara Brito. Obviamente quando o projeto chegou ao Recife a gente correu pra chegar junto e trocar ideias. A sintonia foi tanta que nós, além de participarmos do evento, nos tornamos apoiadores, e registramos a experiência em fotos e vídeos divulgados pelos canais da +Imprensa Sala.

Eu e +Augusto Noronha no Amplifica Recife registrados pelas lentes de +Marcio Motta.

O +Seminário Amplifica foca na capacitação docente para a transformação da sala de aula com ferramentas digitais Google. É um dia inteiro de imersão em que os participantes entram em contato com os recursos Google através de workshops com aplicações práticas. Tudo fundamentado na colaboração, na criação, na autoria e principalmente no aprendizado. O evento também é espaço para networking, apresentação de novidades e estímulo à inspiração, missões encaradas pela equipe de Google Innovators e convidados especiais empenhados em apresentar todo o encantamento que é possível construir em sala de aula com uma boa pitada de tecnologia educacional.

Só em 2016 o ((((Amplifica)))) já passou por seis capitais diferentes: São Paulo e Curitiba (março), Florianópolis (abril), Belo Horizonte (maio), Porto Alegre (agosto) e Recife (setembro). A boa notícia é que as inscrições estão abertas para uma nova edição em Brasília no próximo dia 22 de outubro: http://amplifica.org/brasilia/ e também no Rio de Janeiro, em 19 de novembro: http://amplifica.org/rio/. A edição de Brasília vai contar com a participação especial de Caio Dib, responsável pelo projeto Caindo no Brasil, que viajou o país atrás de práticas educacionais inspiradoras. É sério! Se você acredita ser um professor criativo e desbravador, considere participar da edição mais próxima de você.

A edição Recife

 

Samara Brito e Carla Arena durante o café de abertura do #AmplificaRecife. Assista aos comentários de ambas sobre a edição Recife do Amplifica: https://youtu.be/fru3ghCPVqg. Foto: +Karla Vidal 

O #AmplificaRecife aconteceu na ABA Global Education, uma escola criativa que já é nossa grande parceira no programa de formações criativas para professores, o ProfLab. Ou seja, estávamos todos muito à vontade porque o ambiente já transpira inovação e criatividade.

O ((((Amplifica)))) começou com um grande café da manhã em que os participantes e os Google Innovators responsáveis pelas atividades trocavam ideias, faziam fotos e estabeleciam contatos de forma super descontraída. Logo em seguida o Gerente de Programas Sênior do Google, Rodrigo Vale, abriu o dia de atividades com uma plenária inspiradora sobre como as tecnologias do Google estão ajudando as escolas no mundo.


Um vídeo publicado por Pipa Comunicação (@pipacomunica) em


Depois disso o dia seguiu com uma série de atividades diferentes: workshops, espaço maker, exposição interativa de inovações tecnológicas e trilhas temáticas que promoveram reflexão e experiências práticas com ferramentas como Youtube, Google Keep, Google Photos, Google Slides, Maps, Agenda, Forms e a suíte Google Apps for Education.

A experiência ((((Amplifica))))



Esse dia de imersão gera muitas discussões e algumas delas ultrapassam o ambiente de realização dos worshops e oficinas. Não foi raro esbarrar nos corredores com professores estimulados com tudo aquilo que acabaram de aprender. Uma dessas professoras foi a Signe Silva, nossa cursista do ProfLab que também participou do Amplica. Signe percebeu que o momento é de mudança e decidiu investir em formação para ser cada vez mais capaz de transformar suas práticas pedagógicas. Ouça o que ela tem a dizer sobre a experiência ((((Amplifica)))) no vídeo a seguir:



Sala de Aula Invertida


Ivys Urquiza do canal Física Total é um dos Google Innovators que roda o país junto com a caravana Amplifica. Embaixador da iniciativa Youtube EDU, o professor tem larga experiência em videoaulas e decidiu compartilhar o que sabe com outros educadores no seminário. Conversando conosco no intervalo entre um workshop e outro, Ivys explicou o que é a Sala de Aula Invertida e quais as vantagens para os professores ao investir na metodologia. Durante nosso bate-papo, o professor youtuber mostrou que não tem medo de encarar a câmera e nos deu uma aula de desenvoltura que você pode conferir no vídeo a seguir:




Fotografia para a Aprendizagem


Marcio Motta é professor de Ciências e Biologia no Colégio COC Novomundo. Proativo e articulado, o educador ministrou múltiplos workshops sobre diferentes ferramentas Google, do Google Keep ao Google Photos. Como embaixador da Khan Academy no Brasil, Motta despertou a nossa curiosidade sobre as atividades da iniciativa. No entanto, foi a sua atuação como fotógrafo educador que nos inspirou a discutir o papel da fotografia para a criação de novas experiências de aprendizagem. Acompanhe no vídeo a seguir:



O Design da Aprendizagem


A pedagoga Daiane Grassi conversou com a gente sobre seus estudos recentes com foco no Design da Aprendizagem. Como lançamos recentemente a obra Design de Experiências de Aprendizagem pela Série Professor Criativo, foi fácil "trocar figurinhas" sobre a questão. Diane é leitora da Série e nos afirmou ter gostado muito da leitura do livro dos autores Alex Sandro Gomes e Paulo André da Silva. Além de atenta à união do Design com a Educação, Diane ainda apresentou aos participantes do Amplifica quais os recursos Google que podem potencializar o planejamento dos professores e também dos alunos. Confira no vídeo:



Não esquece que em 2016 ainda acontecem duas experiências Amplifica. Fique ligado no calendário:

Amplifica Brasília
Dia: 22/10, Sábado
Horário: 8:00 às 18:00
Local: Colégio Marista Ensino Médio (Maristão)
Endereço: 615 sul
Inscrição com desconto para os leitores da Sala.org.br e da Pipa Comunica: http://bit.ly/salaamplifica

Amplifica Rio
Dia: 19/11, Sábado
Horário: 8:00 às 18:00
Local: Colégio São Paulo
Endereço: Av. Vieira Souto, 22 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22420-002

Segue a gente no Instagram para acompanhar novos vídeos com os Google Innovators: http://www.pipacomunica.com.br/professorcriativo/

Mais imagens:

Comentários

Postagens mais visitadas