O Seminário Amplifica agora é internacional


Com o objetivo de envolver gestores e professores em uma experiência prática de aprendizagem com tecnologias, duas educadoras de Brasília decidiram construir a iniciativa Amplifica que viaja por todo o Brasil capacitando profissionais da educação. Em 2017 a iniciativa passa a ser internacional com edição especial programada para acontecer no próximo dia 18 de março no Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo.


Foi durante a vivência em sala de aula que +carla arena e +Samara Brito perceberam o poder que as tecnologias possuem para envolver professor e aluno numa experiência de aprendizagem diferente. Carla trabalhou durante 17 anos na Casa Thomas Jefferson e Samara é professora de Física do Colégio Marista e na Secretaria de Educação do Distrito Federal, todos em Brasília. Foi esse insight que motivou as educadoras a mergulhar no mundo das tecnologias educacionais. Era o pontapé inicial que as duas precisavam para se tornar Google Innovators.

Google Innovators são professores certificados pelo Google que atuam como embaixadores pela mudança de comportamento e pelo empoderamento de outros professores e também dos alunos. São educadores atuantes, amantes da tecnologia, cuja missão é fomentar a cultura da inovação em qualquer espaço de aprendizagem, da sala de aula até a rua. Periodicamente a empresa de tecnologia abre seleção para certificação de educadores que comprovadamente desenvolvam ações inovadoras com tecnologias aplicadas à educação em todo o mundo.

Dessas seleções surgem, ou são alimentadas, as redes de Google Innovators de cada país. Essa rede é constantemente estimulada a criar iniciativas inovadoras. Foi da união das ideias da Carla Arena e da Samara Brito que surgiu o Seminário Amplifica. Dispostas a formar professores e gestores por todo o país, as educadoras promoveram em Brasília, em 2015, a primeira edição do Seminário Amplifica, iniciativa que estimula docentes a transformar a aprendizagem com ferramentas digitais Google. A ideia era reunir Google Innovators de diferentes estados buscando promover a diversidade de pessoas, saberes e competências da rede.

Edição Recife. Foto: +Karla Vidal 

Em pouco tempo a iniciativa pôs o pé na estrada realizando edições em sete capitais diferentes: BrasíliaSão Paulo, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. Foi o início de uma trajetória nacional que já despertava os olhares de quem também faz uma educação diferente em outros países do continente. Em cada cidade um sábado inteiro de imersão em tecnologias reuniu centenas de educadores.

Essa movimentação gerou um novo insight: compartilhar práticas de e com professores de outros países. Dessa motivação nasceu o Amplifica Internacional & ELT que acontece no próximo dia 18 de março no Colégio Marista Arquidiocesano, em São Paulo.

Para a programação de sua primeira experiência internacional, o Amplifica vai receber as Google Innovators americanas Cheryl Oakes e Alice Barr, além dos especialistas do ELT Jam, Jo Sayers e Tim Gifford que trabalharam junto à Cambridge University Press no desenvolvimento de uma matriz de letramento digital para professores de inglês. A conferência de abertura fica sob o comando do professor José Moran, amplamente conhecido por seus estudos sobre práticas humanizadoras e metodologias ativas para a educação.

Pensando em garantir uma experiência de aprendizagem diferente e agradável o Amplifica oferece, além das sessões e oficinas práticas, momentos de descontração e espaços para networking onde é possível bater papo com cada um dos Google Innovators e demais convidados presentes. Um desses espaços será o Maker Showcase que vai mostrar como a cultura do fazer contribui para o processo de aprendizagem.

Edição Brasília. Foto: +Marcio Motta 

Na edição especial internacional o Amplifica apresenta sua trilha de atividades em português e também em inglês. A grande novidade será o Amplifica ELT (English Language Teaching), uma trilha especial voltada para professores de inglês como língua estrangeira. A trilha vai contar com a expertise da equipe da ELT Jam que trabalha a aprendizagem com foco no desenvolvimento de produtos digitais na perspectiva do Design de Experiência do Usuário (UX Design).

O Amplifica é uma experiência planejada para envolver professores, gestores, estudantes e qualquer pessoa interessada na aplicação de tecnologias para fins educativos. Produtores de conteúdo também encontrarão atividades que podem ajudar tanto na produção como no compartilhamento de conteúdo através das ferramentas Google.

Os interessados podem realizar a inscrição até a véspera do evento. Diferentes políticas de desconto são adotadas pela organização e podem ser consultadas através do link: http://bit.ly/vouproamplificainternacional. Em apoio à iniciativa oferecemos um link exclusivo para desconto: http://bit.ly/descontopipanoamplifica. Participe!

SERVIÇO

Amplifica Internacional
18 de março de 2017
8h às 18h30
Colégio Marista Arquidiocesano - São Paulo
Inscrições online: http://bit.ly/vouproamplificainternacional

Comentários

Postagens mais visitadas